Esse é um recurso utilizado em indústrias, condomínios, empresas, comércios e todo tipo de empreendimento que exija uma demanda de energia maior do que a disponibilizada pela concessionária de energia.
Geralmente, são estabelecimentos que têm uma demanda de carga instalada superior a 75 KW. Mas, como uma cabine primária funciona?
Basicamente, em termos simplificados, é um conjunto de sistemas, equipamentos e componentes que transformam os níveis de tensão entregue por todas as concessionárias de energia elétrica que de 13,8kV rebaixam para níveis de tensões de utilização mais comuns, como 110V, 220V, 380V, 440V, etc.
Os principais benefícios de utilizar cabines primárias, além da segurança, é a significativa redução de custos com energia elétrica que chega a uma economia de até 30%.
Também é um recurso essencial para distribuir de forma segura a energia elétrica fornecida por todas as concessionárias de energia elétrica a nível nacional. Por se tratar de instalações elétricas em média tensão, as cabines primárias ou subestações de energia exigem alguns cuidados.
Isso porque, sem as manutenções adequadas, o estabelecimento corre sérios riscos de acidentes, quedas de energia e paradas de produção não programadas.
Mas, como a manutenção de cabine primária é realizada? Esse cuidado é a forma mais eficiente e segura de manter o bom funcionamento das instalações elétricas e garantir a segurança do local e evitar acidentes elétricos.